Dúvidas Frequentes

Respostas para as dúvidas mais frequentes

1 Qual diferença entre bomba circuladora e pressurizadora?

A bomba circuladora fornece mais vazão de água do que pressão, suportando água com temperatura máxima de trabalho em 90°C (picos de 110°C). Aplicação em sistema solar, sistema conjugado e calefação.
E bomba pressurizadora fornece mais pressão de água do que vazão, suportando água com temperatura máxima de trabalho em 40°C (picos de 60°C). Aplicação para aumentar pressão da rede hidráulica.


2 O que é uma bomba multifuncional?

A bomba multifuncional reúne as características das bombas circuladora e pressurizadora, fornecendo pressão e vazão de água. Utilizando-se do fluxostato externo suporta água com temperatura máxima de trabalho em 40°C (picos de 60°C) e não utilizando-se do fluxostato externo suporta água com temperatura máxima de trabalho em 90°C (picos de 110°C). O fluxostato INOVA não pode trabalhar com água quente.
Utilizando o fluxostato (que comanda o liga e desliga da bomba automaticamente) a mesma funciona como pressurizadora. E para recirculação basta inutiliza-lo.


3 Qual a diferença entre fluxostato (sensor de fluxo) e pressostato (sensor de pressão)?

O fluxostato é responsável pelo liga e desliga da bomba quando passa um fluxo de água mínimo de aproximadamente 1.5 litros desligando a mesma quando fecha o ponto de consumo e pressostato é um sensor que liga o pressurizador automaticamente quando a pressão da rede hidráulica cai , desligando-se quando a pressão da rede hidráulica sobe, ambos à valores conforme cada modelo de pressurizador.


4 Qual a diferença entre as bombas com corpo de ferro, latão e inox?

O material ferro em oxidação gera ferrugem e os materiais latão e aço inoxidável não.


5 Qual o modelo ideal de bomba que atenderá minhas necessidades?

As circuladoras são indicadas para recirculação de água quente em sistema solar, calefação, sistema conjugado, etc. e pressurizadores são indicados para aumentar pressão da rede hidráulica.

Qualquer dúvida entre em contato conosco para solicitarmos uma visita técnica da autorizada mais próxima para verificação do modelo ideal de bomba.


6 O que é necessário para a bomba funcionar corretamente?

É necessário:
- Instala-la em posição correta, pois a instalação incorreta danifica o eixo e ou o motor da bomba;

- Dimensiona-la corretamente tanto em relação à vazão quanta à altura manométrica, pois o subdimensionamento reduz a vida útil da bomba;

- Não instala-la sem proteção/cobertura, pois a falta de abrigo permite dano por ações climáticas à bomba;

- Instalação de disjuntor, pois o mesmo contribui para a segurança da rede elétrica e produto.



Para eventuais dúvidas e solicitação de indicação de assistência técnica mais próxima, entre em contato conosco através do telefone 12 3902-2333, site www.inovabr.com.br e ou e-mail atendimento@inovabr.com.br.
1 O que é um vaso de expansão?

É um recipiente seccionado por uma membrana ou bexiga, pressurizado com ar ou gás em uma extremidade e receptivo a água na outra extremidade, que expande a capacidade de outro reservatório. É um dispositivo de segurança para circuitos hidráulicos fechados e de água quente.


2 Qual o modelo ideal de vaso de expansão que atenderá minhas necessidades?

Aquele adequado às condições do sistema e da instalação, quanto ao conteúdo total de água da instalação (em litros), temperatura de trabalho da água (de 0°C à 100°C), pressão hidrostática no local da instalação (em bar) e pressão de regulação da válvula de segurança (também em bar).


3 O que é necessário para o vaso de expansão funcionar corretamente?

Assim como todos os produtos INOVA, ser dimensionado, instalado e consertado (manutenção preventiva e se necessário corretiva) por assistência técnica autorizada INOVA, e seguindo os manuais, normas vigentes e conhecimentos adquiridos através de cursos e treinamentos.


Para eventuais dúvidas e solicitação de indicação de assistência técnica mais próxima, entre em contato conosco através do telefone 12 3902-2333, site www.inovabr.com.br e ou e-mail atendimento@inovabr.com.br.